O que Deus quer para você?

27 de janeiro de 2011 — 4 Comentários

“…não vos torneis insensatos, mas procurai compreender qual a vontade do Senhor.” (Efésios 5.17)

Eu sei, essa é uma das perguntas mais feitas pelos cristãos. A gente se converte, passa instantaneamente a ter prazer na Lei de Deus, e já começa a “fuçar” nas coisas espirituais a vontade de Deus para nossas vidas. Queremos saber o que o Pai espera de nós, os planos que ele tem a nosso respeito. Desejamos fazer a sua vontade imprescindivelmente.

Eu tinha muita dificuldade em relação a isso. Como todo bebê espiritual, eu ainda não sabia discernir a vontade de Deus, não compreendia como eu poderia descobrir o plano dele para minha vida. Todo livro que eu via sobre descobrir a vontade de Deus, seguir seu plano, essas coisas do gênero “ser guiado” eu devorava velozmente! Você não passou por isso também? Aposto que sim! É justamente nessa fase que tendemos a falar frases como: “Quero fazer a vontade de Deus, não a minha!”, e começamos a ficar meio “noiados” com essa coisa de vontade divina.

Já escutei muita coisa do tipo “Deus quer se envolver em todos os detalhes das nossas vidas”, ou “Deus é quem sabe o que é o melhor para nós”, e confesso que eu mesma já pensei desta forma. Quero dizer, sei que isso é verdade de certo modo, contudo, talvez não no sentido que as pessoas costumam falar.

Por favor, me dê o crédito de explicar melhor, ok? Eu creio sim, que Deus tem um plano para cada um de nós, e que ele nos guia à sua vontade que é boa, agradável e perfeita. Contudo, o raio de interferência de Deus nas nossas vidas não violenta a nossa própria vontade, não é ditatorial e nem descarta nossa individualidade. Vamos equilibrar nossos pensamentos sobre este assunto, amém?

Parece que temos uma crença silenciosa de que Deus nos faz uma espécie de “fantoches de luxo”. Sim, é como se Deus não nos forçasse, mas nos induzisse a querer o que ele quer que a gente queira, para que possamos agradá-lo. Tipo assim: “Se Deus quiser que eu case com fulano, ele vai me fazer querer isso, porque essa é a sua vontade”. Ou, “se Deus quiser que eu seja engenheiro, ele vai me fazer querer isso – ele não me força, mas me convence”.

Ainda há aquelas pessoas que acham espiritual meter Deus em tudo, e têm o hábito de perguntar coisas do tipo: “Deus, que cor de roupa eu tenho que usar hoje?”; “Deus, você quer que eu faça um curso de pintura artística?”. Mas isso não parece muito com o modelo bíblico.

A Bíblia fala de um Deus que nos fez como Ele. Eu não sei o que isso significa para você, mas ser semelhante a Deus, para mim, soa mais como ser parecido, ter a mesma capacidade, ser um exemplar da mesma espécie que ele, só que com um corpo natural. Como Jesus falou, um espírito não tem carne e ossos (Lc 24.39), mas um ser humano sim.

Quando Deus criou o homem, ele disse, “façamos à nossa imagem e semelhança” e em seguida falou, “tenha ele domínio…”. Deus QUERIA que tivéssemos domínio. Ele desejava nos ver em ação, fazendo escolhas, planejando coisas, tomando iniciativas… Ele não planejou marionetes!

Tenho a impressão de que alguns religiosos de hoje em dia taxariam Adão como carnal, por ele ter tido a “ousadia” de nomear os animais sem ao menos ter orado antes, sem ter procurado saber qual o nome que Deus queria que eles tivessem.

Mas eu acredito que Deus nos fez assim de propósito. Com vontades, emoções, pensamentos e intenções. Creio que ele nos deu essa capacidade não para nos provocar, mas porque ele é assim. Ele quer que sejamos como ele, afinal, ele nos criou para isto!

Deus QUIS nos dar o livre-arbítrio, e espera que o usemos para nos aproximarmos mais dele – em caráter e relacionamento. Ele quer que escolhamos a vida, quer que façamos o certo, quer que sejamos o melhor… Deus nos criou para que nos relacionemos com ele de tal modo que cresçamos espiritualmente até ficarmos “perfeitos” ou “maduros” – o mais parecido com ele que conseguirmos. ESSA É a sua vontade!

Quando a Palavra se refere a deixarmos de lado nossa própria vontade, geralmente ela está se referindo à vontade da carne, às inclinações para o pecado, não a coisas lícitas. Outras vezes, vemos referência à vontade de Deus quanto ao chamado ministerial dos cristãos na Bíblia. Deus quer sim, que nos distanciemos do pecado tanto quanto conseguirmos. E quer nos guiar acerca do nosso serviço ao corpo de Cristo. Isto é bem verdade. Mas eu não consegui ainda ver Paulo perguntando coisas triviais a Deus, pedindo revelações sobre questões práticas da vida.

Se você me perguntar qual a vontade de Deus para a sua vida, hoje eu posso lhe dizer que é que você se torne o mais parecido com Jesus que conseguir. Nas suas ações, nos seus pensamentos, nas suas atitudes, na sua conduta de vida. Porque Jesus expressava o caráter do Pai! Não importa se você vai se casar com o João ou o André, a Marina ou a Alessandra. Não interessa se você vai ser médico ou engenheiro, se vai morar em Nova York ou São Paulo, se quer pedir Big Mac, fazer trança no cabelo, comprar um Volvo ou um Fiat. O mais importante para ele é a sua conduta quando for fazer cada uma destas coisas. As suas prioridades, suas intenções, suas posições.

Se você casar com o João, por favor, tenha o tipo de atitude como esposa que Deus espera que você tenha. ESTA É A VONTADE DE Deus! O mesmo serve para o caso de você se casar com André, Ricardo, Astrogildo ou quem quer que seja! Se você for médico, seja ético e dedicado como Jesus seria no seu lugar. Se você comprar um Volvo, tenha a mesma humildade que teria andando num Fiat, e assim por diante…

Deus não quer MANDAR NA SUA VIDA! Ele quer que você viva o melhor, simplesmente. Mas por iniciativa sua. E foi por essa razão que ele já te dotou com o poder de optar.

Mas você poderia pensar: “Deus sabe mais do que eu, pode escolher melhor”, ou mesmo, “eu não tenho condições de decidir, posso estar sendo enganado pelo meu coração”, entretanto, se você já nasceu de novo, quero lhe dar uma boa notícia: Deus já lhe deu um novo coração, que é confiável (1 Jo 3.21) e capaz de discernir (1 Co 2.15), de perceber as coisas espirituais com profundidade para que você possa fazer as escolhas certas a respeito da sua própria vida.

A Bíblia também diz que nós temos a mente de Cristo (1 Co 2.16), e que somos habitação do Espírito Santo, que é o nosso ajudador. Veja bem, ele não faz nada no nosso lugar, ele nos auxilia! Creio que isto já é o bastante para que possamos traçar a nossa trajetória. As demais coisas que dizem respeito à nossa vida são secundárias diante do principal: andar no amor de Deus, expressar a nova criatura que ele nos fez.

Perdoe-me se lhe frustrei, e você esperava descobrir qual o seu chamado, a pessoa com quem vai casar, o lugar onde deve morar, que país você deve fazer missões ou coisas afins… Este não é o objetivo deste texto. Deus vai te revelar aquilo que é imperativo que você saiba quanto a sua vida e ministério. Mas lembre-se, algumas coisas – ou a maior parte delas – ele vai deixar em suas mãos…

Enquanto isso, viva e AME! O resto é detalhe.

Luciana Honorata

About these ads

4 responses to O que Deus quer para você?

  1. 

    Graça e paz Luciana, parabéns pelo seu blog, ele é uma bênção.
    Eu creio, Deus tem sempre o melhor para os seus filhos, infelizmente, temos colocado os nossos planos sempre em primeiro lugar e não damos a importancia em saber qual é de fato, a vontade do Senhor para a nossa vida, mesmo sabendo que a vontade do Senhor é boa, agradável e perfeita, mesmo assim, muitas das vezes preferimos viver em busca dos nossos próprios desejos e aí onde nós erramos, pois a Sua palavra diz: “Deleita-te também no Senhor, e te concederá os desejos do teu coração.” (Salmo 37:4)
    No momento em que nós confiarmos no Senhor de todo o nosso coração, conseguiremos entregar em suas mãos os nossos sonhos, para primeiro viver os sonhos de Deus.
    O melhor de Deus está por vir na sua vida Luciana, apenas confia no Senhor.
    Aguardo a sua honrosa visita ao meu blog.

    Paz sobre ti.

    • 

      Olá irmão, a paz do Senhor Jesus!
      Obrigada pela sua visita ao meu blog, e certamente também visitarei o seu. Vou colocar o seu link nos blogs amigos, para que outras pessoas também o conheçam…

      No amor de Cristo, Lu Honorata.

  2. 

    A paz irmã,será que é isso mesmo que acontece comigo?Eu sempre quis ter carroes de luxo,ser a “estrelinha do pedaço”viajar curtir a vida.E esqueci do mais importante,ter fé e fazer as coisas de Deus..Eu nunca fui um crente verdadeiro.Meu sonho é ter um carro de luxo e um apê legal,ja tenho namorada e sonho em casar com ela.Falta pra mim oração e mim entregar a Deus,mais eu não consigo..

  3. 

    Muito lindo Lu…me abençoou demais esse seu texto e me lembrou a palavra que eu li nos últimos dias.
    Mateus 6:25-26
    25 Por isso vos digo: Não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo mais do que o vestuário?
    26 Olhai para as aves do céu, que nem semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s