Arco-íris

11 de agosto de 2009 — 1 Comentário

Eu sempre adorei ver arco-íris. Para mim, sempre foi fascinante ver um pedacinho do céu colorido… Dava-me uma sensação de que Deus houvesse acordado de bom-humor naqueles dias. Era um misto de alegria, paz e mistérios infantis, envolvidos em torno dessa bela expressão do amor de Deus.

Demorei a descobrir o verdadeiro significado do impressionante arco que corta o céu com graça e, pasmem! Não é o de apontar o caminho até o “pote de ouro”.

A Palavra nos revela com simplicidade uma verdade profunda sobre as intenções de Deus ao “pintar” o céu. Ela nos fala da aliança que ele fez, não só com Noé, mas com toda a carne que vivesse sobre a terra, de que não mais a destruiria com água. Ela nos conta:

Disse Deus: Este é o sinal da minha aliança que faço entre mim e vós e entre todos os seres viventes que estão convosco, para perpétuas gerações: POREI NAS NUVENS O MEU ARCO; SERÁ POR SINAL DA ALIANÇA entre mim e a terra. Sucederá que, quando eu trouxer nuvens sobre a terra, e nelas aparecer o arco, então, me lembrarei da minha aliança, firmada entre mim e vós e todos os seres viventes de toda carne; e as águas não mais se tornarão em dilúvio para destruir toda carne.(Gênesis 9.12-15)

Deus fez uma promessa, e pôs um sinal para lembrar-se dela. Quando as nuvens se precipitam em chuva, o arco-íris lembra o Pai da sua perpétua aliança com a terra, e não permite que ela seja inundada.

Assim também, Deus pôs um “sinal” dentro de nós, para lembrar-se do seu compromisso conosco: o Espírito Santo.

A Palavra nos diz que ele é o “penhor da nossa herança” (Ef 1.14), a garantia da nossa salvação! Nós fomos selados, sinalizados, de forma que, quando o Pai nos olha, é como quando vê o arco-íris, lembrando-o de que somos seus.

Podemos aprender muito observando como Deus trata suas alianças perpétuas e é isso que eu gostaria de enfatizar.

Se observarmos bem, perceberemos que a presença do arco-íris no céu não impede as chuvas, nem as tempestades. O que ela garante é que “as águas não mais se tornarão em dilúvio para destruir toda carne”.

Semelhantemente, nascer de novo não é sinal de vida sem “tempestades”. Há diversas dificuldades a serem vencidas nesta vida. O próprio Jesus advertiu-nos a respeito das aflições que viveríamos nesta terra. Ele disse: “no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo” (João 16.33 )

Talvez muitas pessoas busquem a Cristo com uma ilusão de que o evangelho as deixará imunes a quaisquer problemas. Elas vão até Jesus imaginando uma Palavra fast-food, que supostamente deveria resolver todas as circunstâncias num estalar de dedos, e não aceitam a realidade de que é impossível viver no mundo sem sermos surpreendidos pela força das águas turbulentas que querem nos devastar.

No entanto, embora não haja garantia de que não haverá aflições, a promessa garante que não seremos destruídos por elas!

Jesus disse que as portas do inferno não prevaleceriam contra a igreja de Deus! (Mt 16.18) Aleluia!!! Veja o que certa vez Deus falou ao seu povo:

Quando passares pelas águas estarei contigo, e quando pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti. (Isaías 43.2)

É maravilhoso saber que Deus estará sempre conosco, independentemente da gravidade da situação. Ele não nos deixa jamais! E podemos confiar por que ele não muda, mas é o mesmo ontem, hoje e eternamente.

Quando temos essa consciência, sabemos que por mais dolorosas e assustadoras as circunstâncias nos pareçam, elas não podem prevalecer contra nós, pois Ele nos fez mais que vencedores sobre todas as coisas!

Não precisamos, portanto, temer o futuro, as enfermidades, o desemprego, a solidão… Nada pode nos separar do amor de Deus, que está em Cristo. Nada pode abalar aqueles que estão firmados sobre a Rocha Eterna que é Jesus! Podem vir águas de enchente contra estes, e não serão abalados, pois estão firmemente alicerçados!

É justamente nestes momentos, em que o tempo parece se fechar com as nuvens das adversidades, que o arco-íris brilha no céu do nosso homem interior, anunciando que, embora as tempestades possam vir, estaremos sempre seguros nas mãos daquele cuja Palavra não falha.

Luciana Honorata

Anúncios

Uma resposta para Arco-íris

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s