Eleve os seus olhos

13 de janeiro de 2011 — 1 Comentário

Elevo os olhos para os montes: de onde me virá o socorro? (Salmos 121.1)

O salmista tinha uma pergunta a fazer; ele queria saber de onde lhe viria a ajuda de que precisava.

Podemos concordar que, seja lá qual fosse a circunstância que ele estivesse vivendo, assim como eu e você em alguns momentos, ele precisava de alguma coisa que não via possibilidades naturais de conseguir, do contrário, não teria se questionado nem olhado para os montes, mas teria agido simplesmente.

É muito interessante perceber que, assim como diz Eclesiastes, “não há nada novo debaixo do sol” (Ec 1.9), e a história sempre se repete, geração após geração: os homens têm sempre as mesmas perguntas, e Deus, possui as respostas para cada uma delas.

Aliás, posso ousar dizer que, assim como o salmista, todos nós temos a resposta de que precisamos dentro de nós, seja para que questão for.

Uma das coisas que mais me fascinam ao ler este salmo é perceber que antes mesmo de perguntar, o salmista já sabia o que deveria fazer, para onde olhar, de quem esperar, pois ele começa o seu discurso dizendo: “Elevo os meus olhos…”.

Ele sabia onde estava o socorro, sabia a quem procurar, o que fazer, tinha a chave do sucesso nas mãos, mesmo que depois tenha feito a pergunta. Veja que ele prossegue o seu discurso dizendo: O meu socorro vem do SENHOR, que fez o céu e a terra. (Sl 121.2) Ele colocou a sua esperança no lugar exato, fez a coisa certa: elevou os seus olhos para o Deus onipotente.

Quantas vezes agimos assim?

Geralmente, o que fazemos é nos debatermos e questionarmos a respeito de um problema para, depois de todas as possibilidades esgotadas, termos que admitir que só Deus pode nos ajudar naquela questão, ninguém mais!

Sabemos que precisamos de Deus, sabemos que é dele que vêm todas as bênçãos que poderíamos desejar, contudo, procuramos as pessoas, buscamos tomar nossas próprias iniciativas e forçar a tranca da porta no intuito de abri-la “na marra”.

O salmista estava certo, o nosso socorro vem do Senhor, não dos homens. Ele não vem dos médicos, dos políticos, dos contatos que temos ou de quaisquer outros meios, mas do Senhor! E não é uma simples ajuda, é “a ajuda”; a mais que suficiente, o perfeito e incomparável auxílio. A Bíblia diz que é um “socorro bem presente” (Sl 46.1), pois está bem perto de nós, sempre à mão, e é aquele que vem do próprio Deus todo-poderoso que criou o céu e a terra, e tudo quanto neles há. Foi ele quem nos fez o corpo, ele quem nos deu a vida, a consciência, e Paulo disse que “a respiração e tudo o mais” (At 17.27).

O nosso socorro não vem de qualquer pessoa que possua títulos ou credenciais, um cargo de quatro anos no governo ou um punhado de diplomas e doutorados. É o próprio dono de todo o universo aquele que está pronto a nos ajudar!

Acontece que, muitas vezes, queremos ter os mesmos milagres que muitos homens de fé tiveram, mas sem fazer aquilo que fizeram. Não elevamos os nossos olhos quando as circunstâncias nos sobrevêm, pelo contrário, abaixamos olhos entristecidos numa atitude de derrota… Porém, abaixar a cabeça não é uma atitude de fé, mas de incredulidade, e sem fé é impossível agradar a Deus (Hb 11.6).

Quero te incentivar a guardar este salmo no seu coração e copiar a atitude do salmista: ELEVE OS SEUS OLHOS e confie no poder de Deus! Eleve os seus olhos e contemple pela fé os horizontes da salvação do Senhor para a área na qual precisa de ajuda.

Creia nele, espere nele, bendiga-o, exalte-o e não se deixe abater, pois ele jamais te desamparará.

“Ele não permitirá que os teus pés vacilem; não dormitará aquele que te guarda. É certo que não dormita, nem dorme o guarda de Israel. O SENHOR é quem te guarda; o SENHOR é a tua sombra à tua direita. De dia não te molestará o sol, nem de noite, a lua. O SENHOR te guardará de todo mal; guardará a tua alma. O SENHOR guardará a tua saída e a tua entrada, desde agora e para sempre.” Salmos 121.3-8

Amém!

Anúncios

Uma resposta para Eleve os seus olhos

  1. 

    Fiquei muito feliz.Obrigada

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s