A Isca Que Você Usa

22 de março de 2011 — 8 Comentários

Certa vez eu ouvi que a isca que você usa determina o peixe que você pega. Eu não entendo de pescaria e nunca sequer pesquei na vida, mas desde que ouvi esta frase nunca mais esqueci a lição que ela me trouxe. É um princípio simples, embora certeiro, que pode influenciar o seu futuro.

Quando se vai pescar (corrijam-me os especialistas se eu estiver falando bobagem) é usada uma isca para cada tipo de peixe que se quer pegar, e quem entende do assunto pode lhe indicar aquela que é mais adequada. Da mesma forma acontece na vida prática, e eu espero que você pare para pensar um pouco comigo sobre isto.

Falo aos solteiros, principalmente. Àqueles que estão à procura de um cônjuge, sejam rapazes ou moças, e ainda lançam mão do artifício da beleza ou da sensualidade na hora da conquista. A isca que eles estão usando é a estética, e leia-se por “estética” tudo aquilo que inclui o que se pode ver, incluindo a subjetiva sensualidade, que pode estar presente na pessoa mais “empacotada” da igreja.

Pois é, a sensualidade é bem subjetiva e não pode ser medida apenas pelo comprimento da sua saia. Conheço meninas que de tão sensuais, não importa como se vistam, até trajadas de burca o seriam, pois isto está presente não somente na maneira como se vestem, mas principalmente na atitude que cultivam.

Vamos deixar claro que se vestir bem ou cuidar da aparência não é um pecado, e não estamos tentando estabelecer uma doutrina aqui, nem ditar usos e costumes, muito pelo contrário! A Bíblia nos deixa relativamente à vontade para exercitar o bom senso que o novo nascimento nos traz, inclusive nestas questões, e isto faz parte da nossa liberdade.

O real problema são os excessos e o quanto a ênfase está sendo colocada nisso, pois principalmente as meninas que querem atrair um homem de Deus para suas vidas, estão chamando a atenção para o aspecto errado quando ressaltam demais o que é aparente.

A isca não é justamente aquilo que você usa para atrair o peixe para o anzol?! Então, se você está usando a sua carne (o seu corpo) para atrair alguém, cuidado, pois é um homem carnal que você vai ter ao seu lado.

Usar roupas decotadas, saias curtas, calças justíssimas, ombros à mostra, roupas que de um modo geral enfatizam as suas curvas e músculos, unidos ao chamado “olhar 43” e aquela jogada no cabelo que tira o fôlego dos rapazes, podem não ser lá suas melhores estratégias. Lembre-se que aquilo que você é se expressa também por meio da sua aparência, e se a mensagem que você quer passar é essa, cuidado, talvez você fisgue o “peixe” que não quer.

É bem provável que você atraia o rapaz errado para sua vida. Aquele que vai dar um pouquinho de trabalho para lhe assumir, vai sempre olhar para as outras meninas e provavelmente não vai respeitar a sua ausência. O perigo é que talvez não respeite nem mesmo a sua presença!

Inúmeros estudos mostram que os homens são mesmo muito visuais e atraídos pelo que vêem. Deus os fez assim, e isso é muito natural, amém? A questão é quando o homem é dominado pelos sentidos (que é a sensualidade, ou carnalidade), e se permite seguir os seus impulsos e desejos. Não se iluda, ele não vai mudar por causa do “grande amor” que sente por você, e talvez o preço que você tenha que pagar para esperar que ele seja mudado pela Palavra, não compense todo o sofrimento pelo qual você tenha que passar até lá.

Aconteceu que você o atraiu pela carne e ele é um “peixe carnal”. Na verdade, ele não viu VOCÊ, ele viu a sua APARÊNCIA, e é isso que ele valoriza. Não se admire que ele seja fisgado por alguma outra moça que seja mais bonita depois – porque, acredite você ou não, existem moças mais bonitas do que você, e sempre haverá – ou simplesmente seja nova no pedaço, porque os carnais são assim mesmo.

Eu fico triste quando vejo meninas sofrendo em relacionamentos nos quais não são respeitadas e acreditam que vão mudar os namorados. Elas ficam acorrentadas emocionalmente a rapazes imaturos e sofrem por anos a fio porque constroem castelos de areia em torno da situação, acreditando que têm uma missão na vida: mostrar a verdade dos fatos aos companheiros, ajudá-los a crescer espiritualmente, ou seja lá que tipo de desculpa usem.

No fundo, elas nutrem a ilusão de que um dia eles “reconhecerão a verdade”, o valor que elas têm e o quanto eles as amam e, então, poderão viver “felizes para sempre”… Mas, infelizmente, precisamos admitir a bem da verdade que os casos em que isto acontece são mínimos, e a maioria das histórias na realidade terminam com corações partidos de meninas que foram trocadas por outras com fotos mais bem produzidas e gloss mais brilhante. O pior é que elas ainda se perguntam por que só atraem os caras errados!

É claro que existe o outro lado, ok? Da mesma forma que usando a carne vamos atrair um cônjuge carnal, valorizando o que é espiritual vamos atrair exatamente o que queremos: alguém que seja espiritual e consiga enxergar quem nós somos de fato – os nossos valores, nosso caráter, aquilo que Deus nos fez e nós nos tornamos. Alguém que veja a beleza que só vai melhorar com o tempo, e não a que se corrompe. Pedro mesmo alertou:

Não seja o adorno da mulher o que é exterior, como frisado de cabelos, adereços de ouro, aparato de vestuário; seja, porém, o homem interior do coração, unido ao incorruptível trajo de um espírito manso e tranquilo, que é de grande valor diante de Deus. (1 Pedro 3.3-4)

Não é que a mulher não possa se cuidar e usar acessórios, maquiagem, etc. Mas é que esta não deve ser a maior ou única beleza que ela deve ter, pois a verdadeira e mais duradoura beleza vem mesmo de dentro, e é esta que tem valor diante de Deus!

É por essa razão que devemos priorizar a beleza do caráter – porque agora a nossa meta é viver baseadas nos valores eternos, pois a aparência deste mundo passa, mas aquele que faz a vontade de Deus, permanece para sempre.

Além do mais, o homem que é espiritual vai lhe ver além do que os olhos naturais contemplam! Ele não verá apenas os seus belos olhos, mas quanta doçura e generosidade existem por trás deles. Seu sorriso ainda será lindo, mas ele conseguirá notar o seu bom-humor e confiar que será divertido viver ao seu lado. Quando suas curvas mudarem, ele ainda conseguirá enxergar feminilidade e graça nelas, pois o motivo do amor que ele sente é a essência que preenche o corpo que o atraiu.

Claro, ninguém quer casar com uma pessoa feia, não é? Todo mundo quer que seja pelo menos agradável a aparência da pessoa que vai viver com você o resto da vida, mas beleza também é um conceito subjetivo, e está “nos olhos de quem vê”.

Lembro-me de um amigo que estava discutindo este mérito comigo certo dia, e quando eu mencionei que “beleza não é tudo” ele argumentou que realmente não era, mas que ninguém quer acordar pela manhã todos os dias olhando para alguém tão feio. Achei engraçado o argumento e que de certo modo faz sentido, porém não absolutamente.

Quem nunca conheceu uma beldade que depois de uma semana de convivência tornou-se alguém comum ou até feio, por causa da sua personalidade mesquinha ou vazia? Do mesmo modo, já conheci pessoas não tão bonitas que me encantaram depois que as conheci, e das quais foi difícil me desligar. Tudo é uma questão de ponto de vista.

A grande sacada aqui, é que você saiba aquilo que quer e possa escolher a isca a ser usada com consciência, afinal, depois que você puxar o anzol e ver o que pegou, não haverá grandes surpresas.

Luciana Honorata

Anúncios

8 Respostas para A Isca Que Você Usa

  1. 

    Olá minha querida irmã; Luciana Graça e Paz.
    Ficamos felizes em conhecer mais um espaço que propaga a palavra de Deus em tempo e fora de Tempo. Como sempre tenho dito: Aprendendo uns com os outros crescemos na graça e no conhecimento.
    Aproveito esta oportunidade para compartilhar com a amada irmã o nosso blog
    Mensagem Edificante para Alma. Ficaremos Felizes por vossa visita e mais ainda se seguir-nos.
    Deus vos abençoe ricamente
    Josiel Dias
    http://josiel-dias.blogspot.com

  2. 

    Parabéns por abordar um assunto tão delicado com tanta clareza, sobriedade e inteligência…

    Embora seu texto seja direcionado às mulheres, se aplica profundamente aos homens – homens, metitemos no que aqui está sendo colocado para que ao escolhermos aquela com quem dividiremos nossa vida, possamos ter nas mãos um presente ao invés de frustrações.

    Luiz Carlos Reis

  3. 

    GOSTEI MUITO DESSA PALAVRA E ACREDITO Q IRA ABENCOAR MUITOS JOVENS E DIRECIONAR OS DESEJOS DO SEU CORACAO PARA ALGO ESPIRITUAL. DEUS TE ABENCOE!

  4. 

    Olá Luciana, como vai, tudo na Paz? Diretamente expressando o meu entendimento sobre o texto, achei interessante a sua colocação em relação a ISCA QUE VOCÊ USA. Já presenciei muitos casos de casais, namorados, passando por esta fase da suposta LEI DA SEMEADURA. Desde pequeno, Deus me colocou sempre a andar e aprender com homens e mulheres de Deus. Nestas oportunidades, aprendi com muitos casais vivendo (com perdão da palavra) vumitando as suas SABOROSAS ISCAS. Lamentando, como você mesma mensionou à cima no seu texto: ACORDANDO TODOS OS DIAS PELA MANHÃ OLHANDO PARA ALGUÉM TÃO FEIO.( Me refiro não só na aparencia FÍSICA, mas também na ESPÌRITUAL).
    Analizando e vivenciando tudo isso, resolvi fazer um livro sobre tudo isso que você mencionou e expos no seu impressionante texto. Mas por não ter AINDA achado a MAIOR, MAIS UNGIDA, MAIS IMPRESSIONANTE, A MAIS GLAMUROSA E MAIS BELA E CARA ISCA do planeta, não poderei expressar as minhas idéias e experiências momentaniamente. Mas Esse dia Chegará! rs

    Mais uma vez, pararabéns por teu sublime texto…

    Ps/ NOta de 0 à 10? Vamos ver na ISCA que TENS JOGADO. Rs Brincadeirinha, nota (conhecimento Bíblico) 10.

    Yukio 🙂

  5. 

    Corrigindo: Já achei-a, mas estamos em oração. rs E ela está lá no Japão. rs Tadinha, estamos longe agora. ME ajude em oração. rs Gracias Chica! jejeje

    Dios lo bendiga siempre,

    Yukio 🙂

  6. 

    Oi Yukio, tudo bem!
    Legal saber que mais pessoas pensam como eu e desejam propagar essa ideia..
    Glória a Deus!
    Muito obrigada pela visita, boa sorte com o livro e com a sua futura varoa… rs…
    Mata neh!
    =)

  7. 

    Obrigado Luciana! Que Deus te abençoe ricamente seu ministério varoa de Deus.
    Para a sua meditação: Provérbios 4:23.

    Mata neh! 🙂

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s