Essa coisa de ser solteiro…

10 de abril de 2011 — 27 Comentários

Olá pessoal, tudo bem?

Hoje vou começar a falar sobre um assunto complicado de se abordar, embora necessário. Não quero ser tendenciosa, desequilibrada, nem nada parecido com isso. Meu interesse é trazer luz e conforto para quem se encontra neste estado, expondo o que a Bíblia fala a esse respeito, sem entrar em nenhum extremo, amém?

Quero, de antemão, pedir perdão aos rapazes que seguem o blog, caso eu me reporte às mulheres com uma frequência maior. Apesar da visão bíblica a este respeito ir além de gênero, isto pode acabar acontecendo, visto que sou mulher, além de todos sabermos que as mulheres são as maiores afetadas tanto pelo preconceito, como pelas críticas e até pelas investidas do diabo na sua auto-estima.Vocês podem me perdoar, rapazes?! Rsrs… Espero que sim! Então, vamos lá!

Faz certo tempo que esse movimento “pró-casamento” vem me incomodando. Não que eu seja contra casamento ou não queira casar, ta gente? De maneira alguma. Mas é que vejo como um sentimento mal disfarçado nas pessoas de que ser solteiro é praticamente um pecado – sobretudo se você é mulher.

Estar sozinha, hoje, principalmente na igreja, soa mais ou menos como estar fora da vontade de Deus. E há uma cobrança, silenciosa ou não, de que você se “resolva” nesta área o quanto antes.

Estou falando apenas por mim? Ou você nunca se viu como centro das atenções nas reuniões de família, nas lanchonetes com os amigos, ou em qualquer lugar onde todos queriam saber se você tinha um(a) namorado(a) e o porquê de não ter? Aposto que sim! A maioria de nós já passou (ou passa) por isso, e você se vê, de repente, tentando justificar o seu estado civil… Que coisa né gente?

Eles dizem coisas do tipo: “Assim você vai ficar pra titia!”, “Olha, que mulher tem prazo de validade!”, “Menina, o problema é que você é exigente demais” e a pior de todas: “Cuidado, você vai acabar ficando encalhada”…

Encalhada?!? Alguém aí sabe o que é “encalhar”?

O dicionário Aurélio define como “parar, encontrar obstáculos”. Outro dicionário define como “ficar preso; não conseguir continuar”, dando a ideia de que não há saída ou opção para quem se encontra nesse estado. No entanto, o que a Bíblia fala sobre estar solteiro é algo bem diferente, e talvez seja exatamente o oposto do que o mundo – e até as pessoas na igreja – falam sobre o assunto.

Ser solteiro, biblicamente, é um estado privilegiado.

O apóstolo Paulo não era casado, e disse abertamente que gostaria que todos os homens ficassem no mesmo estado que ele, caso conseguissem (1 Co 7.7-8). Ele dizia que o casamento trazia “angústias na carne” (1 Co 7.29) e que os casados estão divididos, enquanto os solteiros se consagram desimpedidamente ao Senhor (1 Co 7.32-35).

É claro que Paulo sabia que nem todo mundo consegue ficar solteiro, isto por causa da necessidade natural que temos por sexo, e ele mesmo afirmou que “cada um tem de Deus o seu próprio dom; um, na verdade, de um modo; outro, de outro”, entretanto, quando fala sobre o assunto, Paulo sempre deixa a nítida impressão de que a “solteirice” é uma bênção, e mais do que felizes são aqueles que conseguem permanecer assim.

Um dos seus principais argumentos é a falta de impedimentos que os solteiros têm na sua vida com Deus. Ora, se eles se consagram desimpedidamente, é porque para os casados há algum tipo de impedimento. Isto lhe lembra alguma coisa?! Para mim, isto soa mais parecido com a definição de “encalhar” do que qualquer coisa que se diga sobre solteiros.

Estar solteiro é uma bênção sob vários aspectos, assim como o casamento também tem lá as suas vantagens, a grande questão é como vamos viver em cada fase em que estamos, pois se estivermos vivendo infelizes enquanto estamos solteiros, mesmo tendo o Senhor, dificilmente seremos felizes estando casados, pois a fonte da nossa alegria não deve estar nas pessoas, mas em Deus!

De fato, conheço alguns casamentos que deixaram algumas pessoas encalhadas, assim como conheço pessoas que são solteiras e se comportam como tal porque vivem em função de entrar num matrimônio. No entanto, este não é o melhor de Deus para ninguém!

Precisamos compreender e aceitar que existe uma graça para ser solteiro, do mesmo modo como existe uma graça para estar casado.

Por graça, leia-se “capacidade ou habilidade sobrenatural dada por Deus” para que permaneçamos no estado em que nos encontramos de modo digno e, por que não dizer “fácil”?

A grande questão é que as pessoas solteiras ainda não entenderam isto, especialmente as mulheres, e acabam acreditando que entrar num casamento é a maior conquista da vida, e aí, começam a buscar isto com muito mais avidez, muitas vezes, do que buscam o Reino.

Conheci uma moça a alguns anos da qual nunca me esquecerei. Ela tinha o desejo ardente de casar, e expressava isso para todos os amigos que conhecia. Era hilário! Todo mundo sabia que a fulana era louca para casar. Ela já estava bem perto dos 30 anos e achava que o seu tempo estava se esgotando.

Lembro que ela dizia abertamente que estava procurando “o dela”, e nós achávamos uma graça, porque ela vivia de igreja em igreja, para cima e para baixo, trabalhando nos encontros de jovens que apareciam, envolvidíssima em todo e qualquer projeto cristão, à busca do “varão prometido”. Cultos de oração, por exemplo, ela não perdia de jeito nenhum!

Lembro-me que um dia ela me contou que já tinha feito várias “correntes” de oração, e estava preocupada achando que havia algo de errado, pois Deus tinha “uma obra grande” na vida dela, e ela precisava casar para que isso se cumprisse.

Claaaro que ela amava ao Senhor! Eu não tenho dúvida quanto a isso. Contudo, um dia ela finalmente encontrou alguém e casou, e hoje me pergunto onde está todo aquele amor e fervor, todo aquele desejo de servir a Deus e cumprir o chamado, já que raramente a vejo na igreja depois do tão sonhado “sim” diante do altar.

Acredito que muitas pessoas alimentam o sofisma de que todos os seus problemas se resolverão se elas casarem, que sua vida estará melhor, e que assim vão poder ser mais ativas no ministério porque “um ajunta mil, dois, dez mil” (elas argumentam). Mas as pessoas precisam entender que não é o matrimônio quem vai alçá-las ministerialmente, nem fazê-las feliz, mas Deus, e ele definitivamente não está limitado ao seu estado civil.

Especialmente as mulheres, precisam compreender que são pessoas completas, plenas em Cristo, e um companheiro não é um “tapa-buraco”, aquele que vai completar o “vazio” da sua existência. O único que pode preencher vazios existenciais é Jesus Cristo – a razão das nossas vidas! E é nele que nós vivemos, nos movemos e existimos!

Continuamos no próximo post, ok?

Abraço gigante a todos! Até lá! =)

27 Respostas para Essa coisa de ser solteiro…

  1. 

    Lú, maravilhoso seu texto. Equilibrado e coerente. Coisa boa eh viver cada fase da vida, desfrutando de tudo que Deus nos proporciona. Assim, quando chegar o que nosso coração anseia, será em plenitude e estaremos plenas em Deus para recebê-lo. bjo, amiga

  2. 
    Luiz Carlos Reis 11 de abril de 2011 às 9:27

    Uma delícia de texto…!
    E o melhor: totalmente coerente com a verdade bíblica sobre o assunto.
    Forte abraço,

    Luiz Carlos Reis

  3. 
    GISELE DA SILVA CAETANO 11 de abril de 2011 às 10:04

    Lú, mega master poweeer, amei esse texto e é a mais pura verdade.
    Obs: Deus definitivamente não está limitado ao meu estado civil, tudo de bom isso Lúúú!!!
    Que verdade maraaaaaavilhosa.
    Beijooo.
    Gi

  4. 

    Definição perfeita, para quem acha que casar é o melhor caminho… Porém muitas vezes estamos com a pessoa certa, porém o nosso momento não é o momento de Deus… E com isso casamos e não encontramos a real felicidade!

    Uma vez na igreja ouvi a definição de uma pessoa encalhada… Que é perfeita (ao menos para mim é).

    “Solteiro não é quem esta sem namorado… E SIM QUEM FEZ UM MAL CASAMENTO…”

    Com base nessas palavras tomo a liberdade e usar a definição dada pelo Dicionário Aurelio, que consta no seu texto…

    Obrigada suas palavras me ajudaram muito!

  5. 

    Luciana, nunca vi um texto tão completo e tão bem escrito sobre solteiros quanto esse! Parabéns!

  6. 

    Lu, seu Texto é lindo e verdadeiro. Outro dia estava pensando sobre a velhice, e veio em mente que seria bom ter alguem ao meu lado pra ajudar caso precise uma situção ruím, e qual minha alegria ao sentir no meu espirito Deus me dizendo ” O ESPIRITO SANTO É O SEU AJUDADOR, COMPANHEIRO E TUDO MAIS QUE PRECISAR “. Não tenho nada contra casamento, mas foi a resposta que Deus me deu e pude sentir a paz de Deus. Continue a escrever.

  7. 

    Eita! Amei este post Lu. E concordo em tudo com você.
    Ah, essa parte do “encalhada” é um caso sério. O povo não tem argumento
    e falar qualquer asneira, como se isso trouxesse alguma solução a alguém.
    Nunca vai trazer solução, porque solução só serve para “problemas”. Ser solteiro,
    ou estar solteiro, não é um problema. É só um “estado civil” que estamos. Só isso!
    Independente do estado civil, só valerá a pena se o nosso alvo for Cristo. Se não o termo “encalhado” poderá ser usado livremente para todos – casados ou não. Beeeijo.

  8. 

    Shalom, de Deus esse seu texto, saiba que falou muito comigo, estava precisando ler estas verdades. Ha um ano atras disseram que eu era uma frustrada por não conseguir ainda me casar, pois hoje entendo que frustrados são essas pessoas que decidiram sem a vontade de Deus, continuam vivendo uma vida encalhada, agua parada, pois em vez de seus casamentos se tornarem uma benção,estão murmurando pela falta de sabedoria. Um beijo, LUUUUU!!!!!!!!!!!

  9. 

    Isso é fato em todas as igreja penso eu, pois o casamento é algo perseguido por muitos (homens e mulheres) e creio que Deus anseia em abençoar a todos pois foi algo que ele deixou para nós e tenho visto muitos terem suas vidas ministeriais sendo assassinadas por essa vontade desacerbada o melhor é descansar no senhor sendo feliz independente que como se está

  10. 

    Olá Luciana,

    Meu nome é Cristiane, tenho 31 anos e sempre procuro textos em sites cristãos sobre as mulheres cristãs solteiras. Estou firme no Senhor Jesus e terminando uma fase de restauração da alma através de um Grupo de Apoio, o REVER (Restaurando vidas e Equipando Restauradores), onde pude ser tratada de questões emocionais relacionadas à alma, tais como: A raiz do medo, a raiz da ira, as lutas com a auto-imagem e os 12 Passos da Restauração da Alma. No total, estamos há 3 anos num grupo de 5 mulheres, onde somente uma é casada. Hoje eu posso elaborar o que é realmente importante na vida de uma mulher/homem cristã/o e lendo os seus três textos eu posso dizer: realmente há graça neste estágio de vida, há sim uma família muito importante e ricamente relacional para o solteiro cuidar e fazer parte e que dá trabalho tanto quanto ele/a teria se fosse casada/o, com toda a sorte de responsabilidades e alegrias que isso traz e há sim um grande preconceito dentro da Igreja, mesmo a Palavra sendo tão clara a respeito de qual sempre foi a prioridade do Senhor Jesus. Por isso creio que para mulheres como eu, que tiveram família disfuncional e um namoro fora da vontade de Deus no passado antes de conhecerem e se comprometerem com Cristo, para viver a solteirice tal qual ela é na realidade bíblica, precisa-se ter a paciência de deixar-se tratar quanto aos vícios trazidos ao longo da história passada dentro da alma em ministérios como esse que eu conheci na minha igreja.
    Serei assídua leitora do seu blog porque hoje, como solteira, tenho sentido falta de mentes como a sua para compartilhar essa graça. Que Deus te dê saúde, disposição e graça sem medida para administrar esse dom maravilhoso que é o de usar da linguagem escrita para falar da Palavra da Vida.
    Um abraço!

    Cristiane Ferreira da Silva
    Registro/SP membro da Igreja Batista da Pedreira

  11. 

    Obrigada a todos pelas visitas, pelo carinho, pelos comentários que me incentivam a continuar escrevendo… Meu intuito é de contribuir com aquilo que Deus me ensinou. Minha oração é essa: que todos recebam boa medida, recalcada, sacudida e transbordante daquilo que têm me desejado. Deus os abençoe cada dia mais e não deixem de “me visitar”! =*

  12. 

    Olá Luciana,

    Navegando pela internet, esbarrei no seu site e gostei muito dos seus post, principalmente esse sobre a questão do solteiro cristão. Suas mensagens se encaixam naquilo que Deus tem ministrado ao meu coração nessa área, ja que também me encontro nesse estado abençoado por Deus de ser solteira, rsss. Deus abençoe grandemente!

  13. 

    Oi, Lú meu nome é Kelly Vivas, sou da IEVV-Paulo Afonso na BAHIA.
    Menina que texto maravilhoso esse, kkkkkkk…Cada vez me convenço, que o fato de estar solteira não quer dizer que estar faltando algo na minha vida, mas que estou no caminho certo, cuidando das coisas do Senhor…Isso me dar a certeza, de que, envolvida com Deus, Ele, estar sem duvidas envolvido com os meus Sonhos….Estou no MELHOR momento de minha vida!!! Valeu Luh, por existir pessoas como você.
    Deus te abençoe ricamente!!! =D

  14. 

    Não canso de ler seus textos!Amando todos!

  15. 

    É eu pensei que estava ficando louco e que estava tentando mudar o certo! É incrível como as pressões quanto a vida de solteiro existem e são tão fortes mesmo no Séc. XXI , O que sempre me chateou é que as pessoas tem pensamentos fixados quem nem sabem por que os tem e de forma natural tentam impor as demais pessoas. É como a estória de uma moça recém casada que fez um peixe assado para o marido, quando o serviu o marido notou que o peixe estava sem a cabeça e sem o rabo, perguntou a sua jovem esposa por que ela havia cortado a cabeça e o rabo e ouviu a sabia resposta “Não sei, minha mãe me ensinou assim”, finalmente querendo saber o porque, a jovem noiva procura sua mãe e pergunta o porque fazer peixe assado sem a cabeça e o rabo e a mãe responde “sabiamente” não sei minha mãe me ensinou assim, por fim as duas vão até a matriarca da família e a velha senhora então explica e diz; É Por que o meu forno era pequeno!
    Como soa incoerente pessoas acreditarem em um Deus que nos da o beneficio da vida, saúde,família, cuidado, proteção, salvação… Mais não acreditam em um Deus que sustente e faça feliz um jovem solteiro. Parece que não casar significa ter nascido com defeito de fabricação, eu sou solteiro e fui pastor de uma sede regional solteiro. Como meu Pastor fomos criticado por enviar um pastor solteiro, e como eu fui e sou criticado por ser solteiro, parece que quando não tem o que falar da gente então eles tiram a carta da manca e dizem; Ele é solteiro, liga não ele é solteiro, ele fala isso porque ele é solteiro, ele só faz isso porque ele é solteiro rsrs . As perguntas mais frequentes que me fizeram (porque outros por alguma razão preferiram criticar de longe) foram. Como um solteiro poderá aconselhar casados? Você não pode pastorear solteiro pq você vai cair em fornicação ou adultério, como você irá resistir a tentação? e após esses questionamentos vinha os “conselhos” você tem que casar! Você é um pastor e você tem que casar! Em seguida as criticas, você está escolhendo muito, sua mira está muito alta… e por fim esses “diálogos” terminavam com mensagens “proféticas” rsrs Você vai acabar casando mal, você vai acabar encalhado, as portas iram se fechar “porque ninguém vai querer ouvir um pastor solteiro.
    O que eles nunca pensaram;
    Qual o nome da esposa de João Batista? ” Jesus disse que nascido de mulher ninguém se assemelhou a ele”,
    Com quem Jesus o Senhor se casou?
    Como se chama-vá a esposa do apostolo Paulo?
    A Bíblia ainda é a regra de fé e pratica do crente? Então a resposta para o aconselhamento pastoral continua sendo a bíblia, logo pastor nenhum deve aconselhar casal algum sem um direcionamento total das escrituras.
    Se o fato de ser solteiro me faz correr riscos de pecar, o que faremos com os casados que vivem hipócrita e vergonhosamente nos casos da vida? Quer dizer que não ter uma esposa do meu lado me fará pecar, então quando por necessidade um irmão casado se ausentar por um tempo ele ira então pecar?
    Quanto a casar por ministério eu me recuso, sou testemunha de vários amigos que fizeram essa malfadada escolha , casar para mim não é problema e sim com quem casar, e se eu creio em um Deus que providencia vida, saúde, proteção,cuidado, salvação, eu tenho que confiar que tudo que me fará feliz será providenciado a seu tempo.

    • 

      Brilhante comentario, irmão… eu concordo plenamente contigo e tenho o mesmo sentimento. Que Deus ilumine os demais!

      • 

        quero parabenizar seu vc pelo seu blog, o formato que vc fez dele é de auto-nível, confesso q nunca fiquei animado com alguns q conheci, mais o seu é sensacional, obvio que consequência de sua mente brilhante, assim que possível e com sua permissão vou estar comentando outros textos seus que são dignos de um bom livro. fica na paz efoi um prazer conhecer mesmo que sem querer rsrs seus textos, Deus lhe abençoe!

  16. 

    So posso dizer que é profundo demais o que voce escreveu aqui… sou de Angola e amei e aprendi muito. Que Deus abençõe voce rica e poderosamente em sabedoria. Beijo no coração

  17. 

    SIMMM LI E ACHEI MTOOOO LEGAL E GENUINO,…MAIS NÃO ME COLOCO DESTA MANEIRA NA MINHA VIDA E NEM COM DEUS,…..EU SOU FELIZ,….E QUERO SOMAR E DIVIDIR FELICIDADE,…..COM ALGUEM Q EU ESCOLHA OU NOS ESCOLHAMOS,…..NÃO PRA PREENCHER VAZIOS E SIM PRA NOS COMPLETARMOS,….MAIS MTO OBRIGADA POR ESTE TEXTO TÃO ESCLARECEDOR,…..QUE ABRE AINDA MAIS MINHA VISÃO,……PARABENS!!!
    E OUTRO ABRAÇÃO!!!

  18. 
    MARIA ANGELICA V PINTO 18 de outubro de 2013 às 19:17

    Fantástico! Maravilhoso o texto. Abraço fraterno l

  19. 

    ola amiga eu sou evangelica tb,tenho 57 anos e sou solteira frustada pois sempre eu queis casar mas numca achei alguem,moro sozinha perdi minha mãe a 4 anos a qual me deixou em dapessão,o pior de tudo e os comentarios o que faço me ajude com seus concelhos

Deixe um comentário

