Almas Velhas

12 de outubro de 2011 — 17 Comentários

Quando eu era adolescente, minha mãe sempre dizia que quando somos bem jovens, pensamos ser eternos. Ela não era cristã na época, e falava sob uma perspectiva meramente natural, tentando explicar que nessa fase da vida nos comportamos como se não somente a morte, mas o envelhecimento fosse uma realidade distante, quase utópica para nós.

Eu realmente vasculhava na minha mente algum indício de expectação da morte, algum temor da fadiga, e de fato não encontrava nada. Eu sequer me imaginava com mais de 25 anos, e duvidava secretamente de que um dia teria aquela lucidez da qual ela falava.

Contudo, a despeito da percepção juvenil, a grande verdade é que mais cedo ou mais tarde a idade chega para todo mundo. Não importa quão natureba alguém seja, as marcas do tempo não perdoam nem mesmo os dedicados atletas e vegetarianos, e ficar “noiado” com estas coisas é o mesmo que ajudar o diabo no seu intento de lhe oprimir. Por favor, não faça isso.

Um dia os cabelos brancos irão aparecer (exceto para uma minoria geneticamente privilegiada), as rugas vão sair nas fotos, as articulações irão estalar e os músculos, esmorecer. Não há escapatória, o nosso corpo tem data de validade e até podemos retardar o processo, mas jamais estancá-lo. Dá para “arrumar” aqui e ali, como alguém vai reformando a casa onde mora, mas não dá para parar de envelhecer – é o curso natural da vida humana neste tempo, e devemos aceita-lo.

O que não se deve admitir, entretanto, é ter uma alma velha. Isso sim é inaceitável!

Ninguém se engane que os pés de galinha da alma são invisíveis, pois não são. Eu posso ver os vincos de rancor que há dentro de algumas pessoas, e isso me deixa mais triste do que rugas, por mais vaidosa que eu seja. É fácil demais ouvir os estalos das juntas da alma de quem está sem “graxa” (a graça de Deus), por causa da amargura que se enraizou no coração delas. Infelizmente, faz muito barulho.

O problema da velhice é que nos rouba a flexibilidade, o vigor, a saúde, a memória, a agilidade, os reflexos, a disposição, a força, a vida! Mas ao contrário do natural, o envelhecimento da alma não tem muito a ver com o tempo. Ele se relaciona muito mais com a atitude que temos diante dos acontecimentos da vida, e com aquilo que decidimos carregar dentro de nós.

Sim, porque já é clichê dizer que a vida não é um mar de rosas, e o próprio Jesus alertou que no mundo teríamos aflições, logo, decepções, frustrações, perdas, fracassos… tudo isto faz parte da vida, e mais cedo ou mais tarde cada um de nós passará por elas de algum modo. Sabendo disto, nada deveria ser capaz de roubar o brilho dos nossos olhos e a elasticidade da nossa alma. Ninguém deveria envelhecer por dentro.

Conheço pessoas bem jovens na idade, mas tão amargas, que o fel pareceria saboroso se comparado a elas. Também sei de outras não tão jovens que carregam revoltas e mágoas que as fazem pesar como bigornas, e parecerem bem mais velhas do que realmente são. Suas palavras são pesadas e negativas, sempre carregadas de reprovação e crítica. Não há esperança nos seus olhos, nem nas suas orações, confiança.

A dor da decepção faz com que a vida pareça ser pintada em tons de cinza para elas. Nenhum programa é divertido, nenhuma comida saborosa, toda pessoa é suspeita. É como se o mundo de alguém assim girasse na mesma velocidade com quem ela caminha, e nunca deixasse de ser noite na face do planeta onde ela está. Elas só conseguem enxergar os contras, num mundo cheio de prós.

Muitas vezes, por causa da rejeição de uma única pessoa, a amargura invade a alma de alguém que, ironicamente, rejeita todas as outras. Pela perda de um, todos os outros são desprezados. Pelo fracasso de um plano, todos são abandonados…

Na verdade, a pessoa acaba abdicando a vida, pensando que está expressando sua “dor inigualável”, mas é um terrível engano pensar que não há dor maior que a sua, pois sempre haverá!

Desculpe-me se eu for dura demais por dizer isso, mas é necessário: os senis na alma são aqueles que se concentraram tanto em sua dor, que não conseguem enxergar nada mais além delas mesmas.

Elas só pensam em seus planos não consumados, sua vontade não cumprida, sua autoestima dilacerada, seus sonhos frustrados, sua reputação destruída… Elas foram roubadas, enganadas, feridas, defraudadas, logo, precisam ser restituídas, galardoadas, honradas, exaltadas… São sempre elas no centro de tudo, e é aí onde está o problema.

Ei, olhe à sua volta, tente ver o mundo sob uma perspectiva diferente! A vida é mais do que isso. Mais do que sua dor. Mais do que uma pessoa, ou duas, ou três… Seja lá quantas te feriram ou rejeitaram! A vida é mais que um relacionamento (na verdade, ela é vários deles, começando pelo principal – com Deus). A vida é mais do que um corpo que funcione bem, do que uma prova de vestibular, um emprego bem remunerado, uma carreira artística… A vida é muito mais do que tudo isso, e muito além do que se pode descrever com palavras…

Há tanto para se fazer, tantas possibilidades a se explorar! Há dons em você que sequer descobriu, viagens que jamais fez, pessoas adoráveis para conhecer, um Pai maravilhoso para adorar…

Por mais lancinante que seja a dor do abandono, ela não deve ofuscar a presença do Espírito Santo dentro de você.

Por maior que seja a agonia da frustração, ela não deve superar a no recomeço.

Por mais absurda que seja a angústia do fracasso, ela não deve ser maior do que o poder disponível para a superação.

Aquilo que vem de Deus jamais pode ser menor do que aquilo que vem do mundo!

A questão é que, diferente do processo natural, nós podemos escolher se vamos conservar uma alma jovem ou cultivar uma alma velha e carrancuda. A Bíblia diz que nós podemos renová-la  para que experimentemos a vontade de Deus (Rm 12.2) – lembrando que esta é uma escolha que ninguém mais pode fazer no nosso lugar, mas é pessoal e intransferível!

A sua alma pode continuar jovem, com vigor, saúde, disposição – sem manchas, sem marcas, sem velhice, a despeito do que te aconteceu. A vida ainda pode ter cor para você. Há um bálsamo de Deus para te curar e fazer cicatrizar aquilo que tanto doeu – sua Palavra, e seu amor!

Mas comecemos tendo em mente que isto é uma ESCOLHA!

A Bíblia diz:

Por isso, NÃO DESANIMAMOS; pelo contrário, mesmo que o nosso homem exterior [o nosso corpo] se corrompa [envelheça, se deteriore], contudo, o nosso homem interior [o espiritual] se renova de dia em dia…

…não atentando nós nas coisas que se vêem, mas nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais, e as que se não vêem são ETERNAS. 

(2Co 4:16,18)

Pensando bem, minha mãe tinha razão – a sensação de que somos eternos é verdadeira, e não deve passar. Ela é fruto de uma alma adolescente, sem rugas, que preservou a esperança, que acredita nas pessoas, que ainda tem fé no futuro e prazer nas coisas simples da vida.

É por isso que dizem que já bem perto de sua morte, eram assim os olhos do irmão Kenneth Hagin, conhecido por ser um dos homens que mais andaram em amor da sua geração. Mesmo dentro de um corpo enrugado e cansado, eles espelhavam uma alma jovem, pronta para encarar a eternidade desconfiada na adolescência.

É assim que eu quero ficar… Você, não?!

Anúncios

17 Respostas para Almas Velhas

  1. 

    Luciana, como sempre, palavras inspiradas e inspiradoras.
    Só poderiam ter como fonte, uma alma bem cuidada, capaz de
    identificar a beleza da vida.

    Sinto o perfume de Deus nos
    seus textos.

    Shalon!

  2. 

    PRECISO DE FORÇAS PARA FAZER REAL A CADA DIA AS PALAVRAS ABAIXO:

    “Há tanto para se fazer, tantas possibilidades a se explorar! Há dons em você que sequer descobriu, viagens que jamais fez, pessoas adoráveis para conhecer, um Pai maravilhoso para adorar…

    Por mais lancinante que seja a dor do abandono, ela não deve ofuscar a presença do Espírito Santo dentro de você.

    Por maior que seja a agonia da frustração, ela não deve superar a fé no recomeço.

    Por mais absurda que seja a angústia do fracasso, ela não deve ser maior do que o poder disponível para a superação.

    Aquilo que vem de Deus jamais pode ser menor do que aquilo que vem do mundo!”

    • 

      Oro para que Deus te conceda que sejais fortalecida pelo Espírito Santo no seu próprio espírito, e que andes todos os dias naquilo que Deus te mostrou neste, Queila…
      A força já está dentro de VOCÊ! Somente creia nela, na força que vem de Deus. A alegria dele é a tua força.
      Deus te abençoe e volte sempre… será um prazer compartilhar contigo.
      Bjo, Lu.

  3. 

    “Almas Velhas”, que texto maravilhoso! Era tudo que precisava ler hoje. Coloquei vários trechos desse texto em meu face, pois sei que como me ajudou, ajudará outras pessoas támbém. Conheci seu blog há poucos minutos, através da publicação no face do Eleandro. Agradeço a ele por conhecer o seu trabalho. Desejo que Deus lhe abençoe muito e que Ele continue lhe inspirando a cada dias mais para que esse perfume espiritual alcance mais e mais vidas. Até mais….

  4. 

    As coisas de Deus são sublimes em nossas vidas. Eu sempre digo que NASCI UNICAMENTE PARA ADORAR E EXALTAR O NOME DO SENHOR! Tudo em nossa vida é passageira, exceto O GRANDE IMENSURAVEL INCONDICIONAL AMOR DE DEUS. Esse amor me constrange sempre a ter a certeza que Ele é a RAZÃO e o MOTIVO de minha INTEIRA e PASSAGEIRA vida.

    Olá, gostaria de parabeniza-la por tão espiritual e inspirado texto. Deus realmente te usa. Parabéns!

    Atenciosamente,

    Yukio OKada. 🙂

  5. 

    Honorata parece ser nome Japonês, é? hehehe Deus te abençoe grandemente!

    • 

      rsrs… não, apesar de “todo mundo” pensar que é japonês e me fazer essa mesmíssima pergunta, meu sobrenome é português..
      Que bom saber que você conhece o propósito da sua existência… é aí quando começamos a viver como ele deseja!
      Muito obrigada pela visita, pelo incentivo, pelo comentário, por tudo…
      Deus te abençoe mais ainda!
      Ah, e volte sempre por aqui!
      =)

      • 

        Quando começamos a viver como ele deseja é uma interrogação ou exclamação? As vezes me perco no Português, Mas estou voltando a acha-lo. rs (muito tempo fora do Brasil nos faz desatualizar das regras)
        Bom, se for uma interrogação, lá vai me resposta: Todos os dias! A cada singular manhã, preciso nascer novamente na presença do SENHOR. Aleluia!
        Seu textos são otimos, me lembra muito dos inspirados textos do meu grande amigo Passaia. Vocês 2 são otimos!

        Voltarei sempre, okay?! heheehe Como sempre dizem os japoneses: Mata neh!? (trad. Até breve).

        A Paz do Senhor Jesus,

        Yukio OKada:)

      • 

        Ah, é uma exclamação meu irmão. Concordo com vc. E realmente, o passaia é de fato ótimo, e seus textos sao mesmo inspiradores.. que bom que eu posso ser comparada a Ele, fico feliz por isso. Quanto ao “mata neh”… em português parece ser justamente o contrário do japonês, né? “Mata” não, deixa vivo se não n volta… rsrs. Brincadeira! Shalom!

  6. 

    hahahah Verdade, no Português parece uma expressão de não voltar nunca mais..rs Mas, com certeza, voltarei. Seus textos são fantásticos de unção.

    Paz 🙂

  7. 

    Nossa….eu sou apaixonada pelo seu blog!!!
    Não me lembro como vim parar nele, acredito que Deus me colocou aqui para ler oq eu precisava no dia 12/06 deste ano….desde entao nunca mais deixei de entrar.
    Sou aluna do Rhema em SP-Pinheiros e oro pra q Deus te mande pra ca o ano q vem pra dar alguma materia, seria um presente imenso.

    Que Deus te de infinitamente mais do que vc proporciona para nos ao lermos seus posts.
    Bjus com carinho

  8. 

    Aleluia!
    Deus seja glorificado!

  9. 

    Realmente muito inspirador..
    Sempre que leio a maioria de seus posts eu começo a viajar em minha mente (pensado, raciocinando)
    “Almas Velhas” é um bom tema para um livro.. rsrs ;p
    Com certeza eu seria um dos primeiros a comprar o livro.. =D
    Deus a abençoe.. Shalon.! ^.^

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s