Não pare para esperar

20 de novembro de 2011 — 7 Comentários

Há algo dentro de mim que fica desconfortável com discursos de esperança. Sério, de verdade. Eu não fico muito bem quando ouço alguém enfatizar o valor da espera, pois me dá a sensação de estar parada no tempo, inerte e ociosa, enquanto a vida, dinâmica como é, acontece “lá fora”.

Naturalmente, acho que isso se reflete na quantidade de vezes em que vou ao médico, enfrento fila de bancos, ou vou ao cabeleireiro, por exemplo. É que eu fico imaginando quantas coisas poderia fazer enquanto estou sentada no consultório aguardando ser atendida; quanto eu poderia produzir neste “meio tempo” que se dá entre o começo e o final da fila. É de fato muito angustiante para mim.

No entanto, consigo imaginar algo mais inquietante do que isso: viver uma vida de eterna espera.

É assim que muita gente vive. Eu mesma conheço um monte de pessoas que está sempre esperando por algo. Entra ano, sai ano, lá estão elas, “braços cruzados” diante da vida, aguardando pelo grande dia em que tudo irá mudar e sairão da mediocridade. O dia em que a tão esperada “promessa de Deus” irá se cumprir, o príncipe encantado virá tirar a donzela da masmorra, uma carta do Gugu anunciará a entrega da casa própria, Jesus Cristo se apresentará numa visão dizendo “venha e me siga, tenho algo grande para que você realize”, ou sabe-se lá o que cada um tem esperado.

O que eu sei, é que as pessoas continuam aconselhando-se mutuamente a esperar, e a sensação que me dá, honestamente, é que enquanto isso elas estão deixando de viver e produzir, para sonhar e lamentar. É como se estivessem o tempo todo na antessala das suas próprias vidas, olhando o frenesi do mundo pela janela do tempo e vendo tudo acontecendo para os outros, enquanto batem o pé impacientemente esperando por sua vez.

Não me entenda mal, por favor. Sonhar, além de preciso, é delicioso e santo. Como é bom vislumbrar realidades futuras, fazer planos, deixar o pensamento solto, a serviço de Deus e seu reino, para que o Espírito projete dentro de nós uma imagem daquilo que deseja para nossas vidas! É mesmo maravilhoso antever e nutrir os sonhos de Deus para nós.

Mas, eu me pergunto, será que é preciso mesmo esperar? Digo, será que é REALMENTE necessário parar e receber um sonho por vez? Será que é preciso reunir todas as energias das nossas vidas em um único propósito, como se todo o universo convergisse para aquele único ponto, onde nossa felicidade e realização supostamente estejam reféns?

Ouço as pessoas dizerem “eu escolhi esperar” ou “tenho esperado no Senhor todo esse tempo” por isso ou aquilo, e a impressão que me dá é de que há um peso sobre elas, de sofrimento, dúvida, amargura… Soa quase como se Deus não as amasse ou não ouvisse as suas orações. Parece-me mais um tipo de cobrança silenciosa, do que propriamente uma declaração de fé genuína.

Preciso dizer que não julgo ninguém por isso, apenas me compadeço. E não sei se é porque tenho muito sonhos, e a maioria deles têm se realizado enquanto vivo outros, que eu não creio no valor da espera nesse mesmo sentido que se costuma falar…  Acho que aprendi a caminhar e viver despreocupadamente enquanto permito que Deus me agracie com seus presentes, e dê substância às minhas esperanças por meio da minha própria fé.

Sabe, não é uma fé que faz força, é algo que flui de dentro naturalmente. É uma convicção de que posso confiar no Deus que me deu a capacidade de sonhar, no Pastor que supre minhas necessidades, no Pai que além de querer o melhor para mim, anseia satisfazer os desejos do meu coração. É uma fé consciente, que tem certeza de que as coisas que só consigo ver com olhos fechados, mais cedo ou mais tarde estarão ali, bem diante de mim, enquanto ainda desfruto de outras dádivas do Pai e caminho em direção ao alvo.

Eu não espero. Eu tão somente sei que cada uma das promessas que Deus me fez se cumprirão a seu tempo, e entendo que é hora de viver o que já está bem aqui, debaixo do meu nariz, ao alcance de minhas mãos e ao contemplar da minha visão.

Ora, há muita coisa para fazer neste exato momento, e é por essa razão que eu simplesmente não tenho tempo para esperar! E se não há tempo para esperar, também não há lugar para ansiedade e angústia, apenas para a alegria, por saber que, logo, logo, estarei usufruindo daquilo que Deus tem me reservado.

Pois é, agora está dito: eu não espero por muita coisa. O que não quer dizer, contudo, que eu seja alguém sem esperança. Não mesmo! Existe uma esperança em mim… (se existe!) Aquela chamada bendita pelo apóstolo Paulo – a volta do nosso Senhor Jesus Cristo. Esta é a espera bíblica e justa. Aquela que é digna das nossas energias, do nosso tempo, das nossas vidas… Por isso sim, vale a pena esperar todos os dias! Mas não é uma espera doída ou penosa; é uma espera gostosa, dinâmica e cheia de vida. É uma esperança.

Que esta expectativa possa arder nos nossos corações mais do que quaisquer outras. E que possamos entender, de uma vez por todas, que há muito para ser feito até lá, logo, não há tempo para esperar – há tempo para se viver e caminhar!

“…vivamos, no presente século, sensata, justa e piedosamente,  aguardando a bendita esperança e a manifestação da glória do nosso grande Deus e Salvador Cristo Jesus” Tito 2.12-13

P.S.: Acho que outras pessoas também entenderam isso… Vê aí:

7 Respostas para Não pare para esperar

  1. 

    Gostei demais. Parabéns Lu.

  2. 

    Oi Lú, tudo bem? Sabe vou dizer o que esperar é para mim, esperar é depositar incondicionalmente a minha confiança em um Deus que tem todo o poder e controle sobre todas as coisas e me coloca em um caminho que preciso tomar decisões, ter atitudes, ousar sem medo de cair, e fazer tudo aquilo que Ele me proporciona a viver no momento presente para glória dEle, esperar é sonhar sim por um presente que vai muito além daquilo que é o hoje e que minhas atitudes presentes de confiança, calma e esperança em Deus me levarão a concretizá-lo a cada novo dia.
    Sabemos que a tribulação produz perseverança; a perseverança, um caráter aprovado; e o caráter aprovado, esperança. E a esperança não nos decepciona, porque Deus derramou seu amor em nossos corações, por meio do Espírito Santo que ele nos concedeu” (/Romanos 5.3b-5).
    Esperar é fazer como José do Egito que sonhou e viu todos o seus sonhos serem esfacelados por situações contrárias e teve que viver anos e anos sem uma única luz no fim do túnel humano e então sua únca alternativa era esperar e confiar que um dia Deus mudaria aquela situação, esperar é crer como Abrãao que diante de uma promessa viu um longo tempo da sua vida se passar mas continou crendo mesmo que muitas vezes tivesse que engolir a desesperança.
    “Por que você está assim tão triste, ó minha alma? Por que está assim tão perturbada dentro de mim? Ponha a sua esperança em Deus! Pois ainda o louvarei; ele é o meu Salvador e o meu Deus”. (Salmo 46.11)
    Esperar é crer que existem coisas que somente Deus pode agir e não cabe a mim forçá-las, pois Ele sabe quando estarei pronta para recebê-las, esperar é acreditar que os sonhos do coração dEle pela minha vida vão se concretizando em cada passo da minha jornada e mesmo que alguns pareçam não acontecer eu sei que também existe uma promessa para mim.
    Mas agora, Senhor, que hei de esperar? Minha esperança está em ti”. (Salmo39.7)
    Esperar é ter consciência que existem coisas que não posso forçar, ou não posso fazer segundo meu jeito ou maneira. E entender que nem tudo vai ser cumprido do meu jeito e do meu modo. Esperar é depositar a fé em uma promessa e crêr antes que aconteça, caminhar confiante que existe um caminho mais sublime e verdadeiro do que aquele que existe no mundo.
    Esperar é caminhar, mas também entregar minha vida completamente nas mãos do Mestre e repousar tranquila certa de que Ele está no controle, e não preciso quebrar a cabeça para achar respostas ou ficar me preocupando com o que devo ou não fazer para mudar situações.
    O Senhor se agrada dos que o temem, dos que colocam sua esperança no seu amor leal”. (Salmo 147.11)
    Pois o necessitado não será esquecido para sempre, nem a esperança dos pobres será frustrada perpetuamente.
    Salmos 9:18
    Minha espera é isso…esperar é saber que existem alguém que me ama muito e tem prazer em cumprir suas promessas em minha vida.

    Grande Beijooo Lú…

  3. 

    E eu mal posso esperar pra ler o próximo post

  4. 

    Valeu gente, muitíssimo obrigada pela participação! Valeu, Erik! Valeu, Jani! E danny, obrigada por enriquecer o tema com seu parecer! Muito obrigada mesmo gente!

  5. 

    LUCIANA, VC FOI CHAMADA P/ GERAR, CONTINUE AVANÇANDO, ESTAMOS SENDO INSTRUIDOS POR VC À ACERTAR O ALVO, GRAÇA E PAZ.

  6. 

    Eitaaaa.. Q texto maravilhoso Lu!! Isso msm.. Vamos ver tdos os dias o Papai Jah preparou p nos… :))) …Amu vc!! Bjaoo

Deixe um comentário

