Mano Velho

13 de dezembro de 2012 — 12 Comentários

relogio-nas-flores_largeDiz uma dessas músicas que “grudam” na cabeça, que o tempo é um “mano velho”. Coisa esquisita de se dizer, mas, como é paradoxalmente sensata.

O tempo é conhecido nosso, de longa data. Primeiro ignorado, depois desejado, mas em seguida, fatalmente mal interpretado (fiquei tentada a usar as expressões “odiado” ou “desprezado”, pois há aquela fase em que o temos por inimigo – mas estou dada a eufemismos ultimamente).

O fato é que se o tempo fosse uma pessoa (o tal “mano velho”), ele provavelmente seria um indivíduo pra lá de complexado, com um baita sentimento de inferioridade! Não bastasse todas as crianças e adolescentes do planeta Terra ignorarem-lhe, o coitado vive sendo desprezado pelos jovens  e perseguido pelos adultos. Raros são os que lhe valorizam de verdade, aos quais à maior parte resta pouco da sua companhia. Notaram-lhe tarde demais.

Imagino-lhe cabisbaixo a vagar pelos cantos, sentindo-se inadequado e pateta diante de  críticas tão severas. “Que tempo chato, que não passa nunca!”; ou, “tempo difícil esse, hein?”. Percebeu que ele costuma levar a culpa tantas vezes, injustamente? “É o tempo que ta corrido” ou “é o tempo que não ajuda”. Tempo traiçoeiro esse, que me rouba a beleza e juventude, me desgasta a roupa, o carro, a voz… Tempo que é curto. Que é pouco. Que eu não tenho… Como areia (e me desculpem o inevitável clichê), me escorre pelos dedos.

Um dia aí, “acordei” e notei sua presença. Foi como se eu estivesse à mesa e houvesse alguém de pé a me assistir comendo. Desde aquele momento singular, perdi a capacidade de ignorá-lo. Eu simplesmente não consigo mais. Passei a percebê-lo e às suas sutilezas. A observá-lo e apreciar a sua longanimidade; a perseverança com que aguarda que o notemos, e valorizemos os seus preciosos segundos.

Olhei e vi felicidade ali. Alegria. Disposição. Prontidão. Sinceridade. Franqueza. Não há jogos com ele. Sem truques, é “aqui e agora”. Foi como descobrir um amigo invisível… O irônico é que ele sempre esteve lá!

Naquele dia eu o convidei a sentar e fiz a tolice de de dizer que tinha pressa. É claro que ele me disse para esperar… Ele simplesmente A-D-O-R-A conjugar esse verbo. Brigamos. Definitivamente, ele não me compreendia. E parecia não me amar.

Fala sério! Esperar?!? Ele não sabe que essa palavra está na minha lista de vocábulos infames? “Hey, eu tenho pressa!!!” Tentei ignorá-lo mais uma vez, e fazer as coisas no meu próprio ritmo, mas lá estava ele, inabalável e constante a me espreitar (completamente desprovido da invisibilidade de antigamente).

Depois de alguns dias de agonia, convoquei-o a uma conversa séria, definitiva. Resoluta, olhei para ele bem nos olhos e disse, dedo em riste:

“É o seguinte, você fica por aqui me rondando e isso está me deixando inquieta. Você não pode ficar me importunando assim! Além do mais, quando eu realmente preciso que você seja ágil, você anda a passos de tartaruga. Outras vezes, fico tonta de tão rápido que você passa, e me deixa na mão. Afinal, o que você quer de mim?”

Isto eu disse com autoridade e atrevimento próprios da minha pessoa quando bravamente indignada com alguma injustiça.

Impassivo, sem esboçar nenhum ressentimento, desgosto ou raiva pela afronta, ele apenas me estendeu a mão. Queria que andássemos juntos…

Diante de tão generoso gesto, me rendi. Fizemos as pazes. Desde então, somos inseparáveis, e andamos coladinhos “para cima e para baixo”. Nenhum de nós vai na frente, deixando o outro pra trás. Fizemos um acordo: eu não lhe apresso, ele não me atrasa. Tá tudo certo!

Depois disso, ele já me ensinou tantas coisas que nem posso enumerar, e me ajudou a organizar, descobrir e remediar muitas outras. Por sua causa, “pulei algumas fogueiras” (como diz-se aqui pelo Nordeste acerca dos livramentos), e os seus efeitos sobre mim têm sido tão positivos, que tenho pensado cada vez mais apaixonadamente sobre ele.

Penso que formamos uma bela dupla. À la Niemeyer, “somos um casalzinho insuportável”. Mas é uma amizade colorida, ou só um “caso” mesmo, um namorico… já já acaba. Relacionamento sério de verdade, tipo casamento, eu já decidi: só com a Eternidade.

Luciana Honorata

12 Respostas para Mano Velho

  1. 

    Como sempre, MUITO BOM Lu! Obrigada por ser referência! Saudades..

  2. 

    Parabéns pelo texto, quero um encontro desse.

  3. 

    Muito bom, Lu.

  4. 

    I love it….well written and very thoughtful!

  5. 

    Parabéns Luciana…Cada texto que leio seu me torno cada vez mais sua fã. Você realmente tem um dom.
    Escreves divinamente e não poderia ser diferente visto que sua maior inspiração é o Senhor. Agradeço demais por suas palavras de apoio naquele dia durante o treino, eu realmente estava mal, muitas pessoas reconheceram isso em minha face, mas poucas se aproximaram para me ouvir e principalmente me abençoar com palavras tão fortes como as que vocÊ me falou.
    Abraço

Deixe um comentário

