A Parábola da Rã

5 de janeiro de 2011 — Deixe um comentário

Uma pequena história sobre como o orgulho e a vaidade podem arruinar a mais brilhante performance.

Como eu havia prometido ontem, vai aqui a parábola da rã. Já que estamos meditando sobre humildade e orgulho, ela vai nos ajudar um pouco na tarefa de auto-análise. Será que é este o tipo de atitude que nós temos em nossa vida cristã? Bem, vale a pena pensar um pouco e checar se há algo disto em nós…

“Uma rã se perguntava como podia afastar-se do clima frio do inverno. Uns gansos lhe sugeriram que emigrasse com eles, mas o problema era que a rã não sabia voar.

“Deixem-me pensar – disse a rã – tenho um cérebro esplêndido.”

Logo pediu a dois gansos, que a ajudaram a apanhar um galho forte, cada um sustentando-o por uma extremidade. A rã pensava em segurar-se pela boca.

A seu devido tempo, os gansos e a rã começaram sua travessia e em pouco tempo passaram por uma pequena aldeia, e os habitantes dali saíram para ver o inusitado espetáculo. Alguém perguntou: “De quem foi tão brilhante ideia?”
Assim, a rã se sentira tão orgulhosa e com tal sentido de importância, que exclamou: “FOI MINHA!”

Seu orgulho foi sua ruína, porque no momento que abriu a boca, se soltou do galho, caiu no vazio e morreu.”

Autor desconhecido.

“Porque, pela graça que me foi dada, digo a cada um dentre vós que não pense de si mesmo além do que convém; antes, pense com moderação, segundo a medida da fé que Deus repartiu a cada um.” Romanos 12.3

A Bíblia também diz em Provérbios 27.2:

“Seja outro o que te louve, e não a tua boca; o estrangeiro, e não os teus lábios.”

Não importa o quão brilhante você se considere, ou o quanto deseje ser reconhecido, há muito mais para ser conquistado, e tudo o que temos e somos vem de Deus… Muitas vezes, na ânsia de sermos notados, temos atitudes vergonhosas e acabamos sendo humilhados. Quando somos humildes, entretanto, Deus nos exalta. Amanhã vou tentar contar um pouco da minha própria experiência com respeito a orgulho e humildade. Talvez você pense que estarei me expondo, ou possa ser até que você me julgue… Mas sei que se estiver com o coração aberto para compreender a transformação da alma de alguém, estará pronto para ser transformado também.

Não façamos como a rã. Sejamos humildes como Jesus…

Grande abraço!

Luciana Honorata

Nenhum Comentário

Seja o primeiro a iniciar uma conversa!

Deixe um comentário